quarta-feira, 12 de maio de 2010

O brincar.

O brincar é tão relevante para a criança quanto o trabalho é necessário para o adulto, por isso com intencionalidade educativa, ou não, de um modo geral ele trás os dados do cotidiano para um fazer ativo, refazendo-os ao relacioná-los com o imaginário. Ao brincar e experimentar o mundo dentro do seu contexto sócio-cultural a criança constrói o seu fazer, repercutindo na própria essência da sua vida.



Tanto a função lúdica quanto a educativa estão presentes nos jogos e brincadeiras, sejam elas espontâneas ou dirigidas, ou seja, nas atividades lúdicas espontâneas a função educativa está presente, já que mesmo sem nenhum comprometimento com as atividades espontâneas, elas são naturalmente educativas, pois ajudam na formação e desenvolvimento integral (físico, intelectual e mentalmente), na construção de sua individualidade, na formação do seu caráter e da personalidade.
É por meio de atividades lúdicas que as crianças assimilam e/ou interpretam a realidade. Além de que os jogos educativos com fins pedagógicos propiciam às crianças vários tipos de conhecimentos, introduzindo propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação, ação ativa e motivadora. O que é proporcionada pela brincadeira e pelo brinquedo.






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